segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Melhor do que competir é cooperar

Não precisamos nos envergonhar do que não sabemos, não necessitamos de nos menosprezar por ainda não termos determinados dotes de cultura, de virtudes morais, ou mesmo, patrimônios materiais, devemos sim, procurar nosso adiantamento como espíritos imortais.

Como estabelecer um clima de comparações se somos tão desiguais?

É uma pena que muitos ainda queiram instituir uma atmosfera de competição com o próximo.

É uma pena que muitos se aproveitam das habilidades conquistadas para constranger o semelhante, para desqualificá-lo.

Competição salutar é aquela que empreendemos com nós mesmos, lutando por vencer nossas limitações, buscando o conhecimento que nos livra das trevas da ignorância, correndo para adquirir valores morais imperecíveis, esforçando-nos para sermos melhor hoje do que fomos ontem e amanhã do que somos hoje.

De que me adianta ser bem sucedido se não utilizo meus recursos  para impulsionar meus companheiros de caminhada a buscar a evolução?

Quem sabe mais está aqui  para ensinar quem sabe menos a trilhar um caminho seguro, deve ser o companheiro que ilumina e não o adversário que constrange e humilha.

É de suma importância que alimentemos na família, no ambiente profissional, no recinto religioso, na comunidade onde vivemos,   a chama da cooperação que anima sempre uma convivência fraterna.

Melhor do que competir é cooperar e aproveitar as benesses do contato com nossos irmãos de caminhada!!!


(Fragmento do Artigo de Wellington Balbo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário