segunda-feira, 5 de março de 2012

Sítio do Carroção!!!

Gatinhos da tia Fê,



Esse passeio vai ser o máximo!!! Imperdível!
Teremos tantos momentos de diversão e aprendizado que nem podemos imaginar!

Será MARAVILHOSO!!!!
(Verbo no Futuro do presente do modo indicativo - indica um ação real, um fato que acontecerá em relação a um fato do presente; não indica possibilidade, mas um fato.)
(sufixo -oso - indica abundância de maravilha!)


Perderemos? De jeito nenhum!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Projeto Alalaô 2012

Que semelhança há entre a música "A banda" e o Carnaval para você?

A Banda

Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor


A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor


O homem sério que contava dinheiro parou
O faroleiro que contava vantagem parou
A namorada que contava as estrelas parou
Para ver, ouvir e dar passagem


A moça triste que vivia calada sorriu
A rosa triste que vivia fechada se abriu
E a meninada toda se assanhou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor


Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor

A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor


O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou
Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou
A moça feia debruçou na janela
Pensando que a banda tocava pra ela


A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu
A lua cheia que vivia escondida surgiu
Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor


Mas para meu desencanto
O que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar
Depois que a banda passou


E cada qual no seu canto
Em cada canto uma dor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor...

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

FREVO...

Turminha, nossa dança vai ficar show!
É uma experiência nova para a tia Fê, mas estou adorando!

Beijo  a todos meus pequenos do FREVO!!!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

7ºano "eucoopero.com.br"


Significado de cooperar - v.t. Operar juntamente com alguém; colaborar:

Sinônimos de cooperar - Coadjuvar, colaborar.



Definição de cooperar –

      Classe gramatical de cooperar: Verbo transitivo
            Tipo do verbo cooperar: regular
      Separação das sílabas de cooperar: co-o-pe-rar
      Possui 8 letras
      Possui as vogais: a e o
      Possui as consoantes: c p r
      A palavra Cooperar escrita ao contrário: rarepooc

 Rimas com cooperar

      censurar
      recobrar
      esbarrar
      exagerar
      embirrar
      suspirar
      murmurar
      costurar
      procurar
      penetrar
      estoirar
      preparar
      inspirar
      empurrar
      ilustrar
      melhorar
      respirar
      encerrar

 Ano Internacional do cooperativismo

      “Demonstrar a força do cooperativismo em 2012.” Esse é o propósito de todo o segmento para o Ano Internacional das Cooperativas, que será celebrado mundialmente este ano, conforme determinação da Organização das Nações Unidas (ONU).

      Com o tema "Cooperativas constroem um mundo melhor", a proposta é mostrar que o cooperativismo é uma ferramenta importante para a promoção do crescimento sustentável em âmbito mundial.

      A oportunidade de cooperar e contribuir para o progresso social baseado nos valores intrínsecos na doutrina cooperativista será ainda maior com as comemorações do Ano Internacional das Cooperativas.

      "Nossa proposta é mostrar as ações que desenvolvemos pela comunidade no Estado, pois acreditamos ser o momento de darmos visibilidade às nossas iniciativas e projetos que praticamos diuturnamente", afirmou o presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Ronaldo Scucato.

Cartaz informativo

  Como podemos cooperar com o meio ambiente através de ações cotidianas?
  Confeccionar um cartaz com fotos (ou imagens) de situações do dia a dia em que cooperamos com o meio ambiente.
  Apresentação do cartaz para a turma.

  Data:
  7ºA – 10 de fevereiro de 2012
  7ºB – 09 de fevereiro de 2012


      Confecção dos mascotes  do site em grupos;
      Elaborar uma fala para cada boneco:
      Exemplo: “Eu coopero com...”
      Apresentar o boneco e uma justificativa para a turma:

      Data: 15 de fevereiro de 2012.

 Plantar mudas

      Vamos por a mão na massa?
      Então, é hora de plantarmos mudas e fazermos um pouquinho pelo meio ambiente.
Quando: em breve...
Aguardem!!!

 Poema

      Após pesquisar e compreender o verdadeiro sentido de cooperar, vamos criar um poema?
      Lembre-se das rimas, versos, estrofes, personificação, aliteração e, principalmente, da sua criatividade!
      Use a folha de redação.
      Data de entrega: 29 de fevereiro.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Como fazer meus trabalhos

(Capa, Introdução, Conteúdo, Conclusão, Bibliografia)
cada item numa folha

Colégio Vovó Olívia (fonte 12, Calibri)



















Entrevista “Unidos pela fé” (fonte 14)

Aluno (a): Ana Pereira da Silva         6º ano “A” (fonte 12)

Professora: Fernanda Teixeira dos Santos (fonte 12)



















Luziânia, 15 de fevereiro de 2012.  (fonte 12)
                                         (Local, dia, mês e ano em que o trabalho será entregue)
__________________________________________________________


Introdução (fonte 14)

(manuscrito)

O que será feito nesse trabalho, como será feito, por que será feito?

__________________________________________________________

Projeto Unidos pela fé (fonte 14)

Entrevista com (nome e função do entrevistado – pastor, padre, presidente, coordenador) (fonte 12)


Nome do aluno: O que é fé?
Nome do entrevistado: (Resposta)

Nome do aluno: (pergunta)
Nome do entrevistado: (resposta)


 ___________________________________________________________

Conclusão (fonte 14)
                                                                             (manuscrito)

O que você entendeu após ter realizado o trabalho?
Há alguma observação sobre o que aconteceu?


__________________________________________________________

Bibliografia (fonte 14)


Nome do autor, nome do livro, editora, ano, página. (fonte 12)

Do site: www.projetounidospelafe.org.br, pesquisa realizada em 10 de fevereiro de 2012.

Projeto "Unidos pela fé" 6º ano

Vídeo
Amigos pela fé – Anjos de Resgate
Música
Aos olhos do pai – Aline Barros


Elabore um diário:

vRelate um momento em que você e um amigo seu se mantiveram unidos pela fé.
Lembre-se da narrativa em 1ª pessoa;
Data;
Use a folha de redação.
Data se entrega: 09 de fevereiro de 2012.



Entrevista (grupos de 4 pessoas):

1.O que é fé?
2.A fé pode ser considerada uma virtude?
3.Por que a fé é necessária na vida do ser humano?
4.É possível afirmar que “fé é atitude”?
5.Temos que ter fé apenas em Deus? Por quê?
6.A fé une as pessoas?
Data se entrega: 15 de fevereiro de 2012.



Narrativa de ação:
Após a entrevista e o diário, vamos encenar um pouco de tudo o que já aprendemos?
1.Organizem-se em 4 grupos;
2.Cada grupo irá criar uma narrativa com o tema “Unidos pela fé” a ser apresentado em dia marcado.
3.Use a criatividade com música, expressão corporal e um belo figurino.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mensagem de Amor

"Que Deus não permita que eu perca o romantismo, mesmo
eu sabendo que as rosas não falam;

Que eu não perca o otimismo, mesmo sabendo que o
futuro que nos espera não é assim tão alegre;

Que eu não perca a vontade de viver, mesmo sabendo que
a vida é, em muitos momentos, dolorosa;

Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos,
mesmo sabendo que com as voltas do mundo, eles acabam
indo embora de nossas vidas;

Que eu não perca a vontade de ajudar as pessoas, mesmo
sabendo que muitas delas são incapazes de ver,
reconhecer e retribuir esta ajuda;

Que eu não perca o equilíbrio, mesmo sabendo que
inúmeras forças querem que eu caia;

Que eu não perca a vontade de amar, mesmo sabendo que
a pessoa que eu mais amo pode não sentir o mesmo
sentimento por mim;

Que eu não perca a luz e o brilho no olhar, mesmo
sabendo que muitas coisas que verei no mundo
escurecerão meus olhos;

Que eu não perca a garra, mesmo sabendo que a derrota
e a perda são dois adversários extremamente poderosos;

Que eu não perca a razão, mesmo sabendo que as
tentações da vida são inúmeras e deliciosas;

Que eu não perca o sentimento de justiça, mesmo
sabendo que o prejudicado possa ser eu;

Que eu não perca o meu forte abraço, mesmo sabendo que
um dia meus braços estarão fracos;

Que eu não perca a beleza e a alegria de ver, mesmo
sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e
escorrerão por minha alma;

Que eu não perca o amor por minha família, mesmo
sabendo que ela muitas vezes me exigirá esforços
incríveis para manter sua harmonia;

Que eu não perca a vontade de doar este enorme amor
que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas
vezes ele será subestimado e até rejeitado;

Que eu não perca a vontade de ser grande, mesmo
sabendo que o mundo é pequeno.

E, acima de tudo... que eu jamais me esqueça de que
Deus me ama infinitamente, de que um pequeno grão de
alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar
e transformar qualquer coisa, pois a VIDA É CONSTRUÍDA
NOS SONHOS E CONCRETIZADA NO AMOR!"
Francisco Cândido Xavier

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Site da UNESCO

eucoopero.com.br

Para pesquisas do 7º ano.

Páródia para os professores

Ai, se eu te pego (Paródia)
Nossa, nossa
Assim você estuda
Ai, se eu te pego
Ai, ai, se eu te pego
Delícia, delícia
Assim você aprende
Ai, se eu te pego
Ai, ai, se eu te pego

Segunda na escola
Os alunos começaram a chegar
E passaram os professores mais lindos
E já começaram a gritar

Refrão

Segunda na escola
Os alunos começaram a chegar
E passaram os professores mais lindos
E já começaram a gritar

Refrão

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Melhor do que competir é cooperar

Não precisamos nos envergonhar do que não sabemos, não necessitamos de nos menosprezar por ainda não termos determinados dotes de cultura, de virtudes morais, ou mesmo, patrimônios materiais, devemos sim, procurar nosso adiantamento como espíritos imortais.

Como estabelecer um clima de comparações se somos tão desiguais?

É uma pena que muitos ainda queiram instituir uma atmosfera de competição com o próximo.

É uma pena que muitos se aproveitam das habilidades conquistadas para constranger o semelhante, para desqualificá-lo.

Competição salutar é aquela que empreendemos com nós mesmos, lutando por vencer nossas limitações, buscando o conhecimento que nos livra das trevas da ignorância, correndo para adquirir valores morais imperecíveis, esforçando-nos para sermos melhor hoje do que fomos ontem e amanhã do que somos hoje.

De que me adianta ser bem sucedido se não utilizo meus recursos  para impulsionar meus companheiros de caminhada a buscar a evolução?

Quem sabe mais está aqui  para ensinar quem sabe menos a trilhar um caminho seguro, deve ser o companheiro que ilumina e não o adversário que constrange e humilha.

É de suma importância que alimentemos na família, no ambiente profissional, no recinto religioso, na comunidade onde vivemos,   a chama da cooperação que anima sempre uma convivência fraterna.

Melhor do que competir é cooperar e aproveitar as benesses do contato com nossos irmãos de caminhada!!!


(Fragmento do Artigo de Wellington Balbo)

sábado, 14 de janeiro de 2012

Jovens...

Ano do jovem e da fé! O que podemos fazer pra uni-los?

Sobre a Educação...


"Eduque a criança no caminho do amor que condiz.
E terás uma sociedade mais humana, mais feliz."



"A educação não pode ser delegada à escola.
Aluno é transitório.
Filho é para sempre." (Içami Tiba)