Gatinhos da tia Fê,
Esse passeio vai ser o máximo!!! Imperdível!
Teremos tantos momentos de diversão e aprendizado que nem podemos imaginar!
Será MARAVILHOSO!!!!
(Verbo no Futuro do presente do modo indicativo - indica um ação real, um fato que acontecerá em relação a um fato do presente; não indica possibilidade, mas um fato.)
(sufixo -oso - indica abundância de maravilha!)
Perderemos? De jeito nenhum!
segunda-feira, 5 de março de 2012
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
Projeto Alalaô 2012
Que semelhança há entre a música "A banda" e o Carnaval para você?
A Banda
Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
O homem sério que contava dinheiro parou
O faroleiro que contava vantagem parou
A namorada que contava as estrelas parou
Para ver, ouvir e dar passagem
A moça triste que vivia calada sorriu
A rosa triste que vivia fechada se abriu
E a meninada toda se assanhou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou
Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou
A moça feia debruçou na janela
Pensando que a banda tocava pra ela
A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu
A lua cheia que vivia escondida surgiu
Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor
Mas para meu desencanto
O que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar
Depois que a banda passou
E cada qual no seu canto
Em cada canto uma dor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor...
A Banda
Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
O homem sério que contava dinheiro parou
O faroleiro que contava vantagem parou
A namorada que contava as estrelas parou
Para ver, ouvir e dar passagem
A moça triste que vivia calada sorriu
A rosa triste que vivia fechada se abriu
E a meninada toda se assanhou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
Estava à
toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou
Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou
A moça feia debruçou na janela
Pensando que a banda tocava pra ela
A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu
A lua cheia que vivia escondida surgiu
Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor
Mas para meu desencanto
O que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar
Depois que a banda passou
E cada qual no seu canto
Em cada canto uma dor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor...
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
FREVO...
Turminha, nossa dança vai ficar show!
É uma experiência nova para a tia Fê, mas estou adorando!
Beijo a todos meus pequenos do FREVO!!!
É uma experiência nova para a tia Fê, mas estou adorando!
Beijo a todos meus pequenos do FREVO!!!
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
7ºano "eucoopero.com.br"
Significado de cooperar - v.t. Operar juntamente com alguém;
colaborar:
Sinônimos de cooperar - Coadjuvar, colaborar.
Definição de cooperar –
•
Classe
gramatical de cooperar: Verbo transitivo
•
Tipo do verbo cooperar: regular
•
Separação das sílabas de cooperar: co-o-pe-rar
•
Possui 8 letras
•
Possui as vogais: a e o
•
Possui as consoantes: c p r
•
A palavra Cooperar escrita ao
contrário: rarepooc
•
censurar
•
recobrar
•
esbarrar
•
exagerar
•
embirrar
•
suspirar
•
murmurar
•
costurar
•
procurar
•
penetrar
•
estoirar
•
preparar
•
inspirar
•
empurrar
•
ilustrar
•
melhorar
•
respirar
•
encerrar
•
“Demonstrar a força do cooperativismo
em 2012.” Esse é o propósito de todo o segmento para o
Ano Internacional das Cooperativas, que será celebrado mundialmente este ano,
conforme determinação da Organização das Nações Unidas (ONU).
•
Com o tema "Cooperativas
constroem um mundo melhor", a proposta é mostrar que o cooperativismo
é uma ferramenta importante para a promoção do crescimento sustentável em
âmbito mundial.
•
A oportunidade de cooperar e
contribuir para o progresso social baseado nos valores intrínsecos na doutrina
cooperativista será ainda maior com as comemorações do Ano Internacional das
Cooperativas.
•
"Nossa proposta é mostrar as
ações que desenvolvemos pela comunidade no Estado, pois acreditamos ser o
momento de darmos visibilidade às nossas iniciativas e projetos que praticamos
diuturnamente", afirmou o presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Ronaldo
Scucato.
Cartaz informativo
Como
podemos cooperar com o meio ambiente através de ações cotidianas?
Confeccionar
um cartaz com fotos (ou imagens) de situações do dia a dia em que cooperamos
com o meio ambiente.
Apresentação
do cartaz para a turma.
Data:
7ºA
– 10 de fevereiro de 2012
7ºB
– 09 de fevereiro de 2012
•
Confecção dos mascotes do site em grupos;
•
Elaborar uma fala para cada boneco:
•
Exemplo: “Eu coopero com...”
•
Apresentar o boneco e uma
justificativa para a turma:
•
Data: 15 de fevereiro de 2012.
•
Vamos por a mão na massa?
•
Então, é hora de plantarmos mudas e
fazermos um pouquinho pelo meio ambiente.
Quando: em breve...
Aguardem!!!
•
Após pesquisar e compreender o
verdadeiro sentido de cooperar, vamos criar um poema?
•
Lembre-se das rimas, versos, estrofes,
personificação, aliteração e, principalmente, da sua criatividade!
•
Use a folha de redação.
•
Data de entrega: 29 de fevereiro.
domingo, 5 de fevereiro de 2012
Como fazer meus trabalhos
(Capa, Introdução, Conteúdo, Conclusão, Bibliografia)
cada item numa folha
__________________________________________________________
__________________________________________________________
Nome do aluno: O que é fé?
Nome do
entrevistado: (Resposta)
___________________________________________________________
__________________________________________________________
Nome do autor, nome do livro, editora, ano, página. (fonte
12)
Colégio Vovó Olívia (fonte 12,
Calibri)
Entrevista “Unidos pela
fé” (fonte 14)
Aluno (a): Ana Pereira da Silva 6º ano “A” (fonte 12)
Professora: Fernanda Teixeira dos
Santos (fonte 12)
Luziânia, 15 de fevereiro de 2012. (fonte 12)
(Local, dia, mês e ano em que o trabalho será entregue)__________________________________________________________
Introdução (fonte 14)
(manuscrito)
O que será
feito nesse trabalho, como será feito, por que será feito?
__________________________________________________________
Projeto Unidos pela fé (fonte 14)
Entrevista com (nome e função do
entrevistado – pastor, padre, presidente, coordenador) (fonte 12)
Nome do aluno: O que é fé?
Nome do
aluno: (pergunta)
Nome do
entrevistado: (resposta)
Conclusão (fonte 14)
(manuscrito)
O que você
entendeu após ter realizado o trabalho?
Há alguma
observação sobre o que aconteceu?__________________________________________________________
Bibliografia (fonte 14)
Do site: www.projetounidospelafe.org.br,
pesquisa realizada em 10 de fevereiro de 2012.
Projeto "Unidos pela fé" 6º ano
Vídeo
Elabore um diário:
•Data;
•Use a folha de redação.
Data se entrega: 09 de fevereiro de 2012.
Entrevista (grupos de 4 pessoas):
1.O que é fé?
2.A fé pode ser considerada uma virtude?
3.Por que a fé é necessária na vida do ser humano?
4.É possível afirmar que “fé é atitude”?
5.Temos que ter fé apenas em Deus? Por quê?
6.A fé une as pessoas?
Data se entrega: 15 de fevereiro de 2012.
Narrativa de ação:
2.Cada grupo irá criar uma narrativa com o tema “Unidos pela fé” a ser apresentado em dia marcado.
3.Use a criatividade com música, expressão corporal e um belo figurino.
Amigos pela fé – Anjos de Resgate
Música
Aos olhos do pai – Aline Barros
Elabore um diário:
vRelate um momento em que você e um amigo seu se
mantiveram unidos pela fé.
•Lembre-se da narrativa em 1ª pessoa;•Data;
•Use a folha de redação.
Data se entrega: 09 de fevereiro de 2012.
Entrevista (grupos de 4 pessoas):
1.O que é fé?
2.A fé pode ser considerada uma virtude?
3.Por que a fé é necessária na vida do ser humano?
4.É possível afirmar que “fé é atitude”?
5.Temos que ter fé apenas em Deus? Por quê?
6.A fé une as pessoas?
Data se entrega: 15 de fevereiro de 2012.
Narrativa de ação:
Após a entrevista e o diário, vamos encenar um pouco de
tudo o que já aprendemos?
1.Organizem-se em 4
grupos;2.Cada grupo irá criar uma narrativa com o tema “Unidos pela fé” a ser apresentado em dia marcado.
3.Use a criatividade com música, expressão corporal e um belo figurino.
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Mensagem de Amor
"Que Deus não permita que eu perca o romantismo, mesmo
eu sabendo que as rosas não falam;
Que eu não perca o otimismo, mesmo sabendo que o
futuro que nos espera não é assim tão alegre;
Que eu não perca a vontade de viver, mesmo sabendo que
a vida é, em muitos momentos, dolorosa;
Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos,
mesmo sabendo que com as voltas do mundo, eles acabam
indo embora de nossas vidas;
Que eu não perca a vontade de ajudar as pessoas, mesmo
sabendo que muitas delas são incapazes de ver,
reconhecer e retribuir esta ajuda;
Que eu não perca o equilíbrio, mesmo sabendo que
inúmeras forças querem que eu caia;
Que eu não perca a vontade de amar, mesmo sabendo que
a pessoa que eu mais amo pode não sentir o mesmo
sentimento por mim;
Que eu não perca a luz e o brilho no olhar, mesmo
sabendo que muitas coisas que verei no mundo
escurecerão meus olhos;
Que eu não perca a garra, mesmo sabendo que a derrota
e a perda são dois adversários extremamente poderosos;
Que eu não perca a razão, mesmo sabendo que as
tentações da vida são inúmeras e deliciosas;
Que eu não perca o sentimento de justiça, mesmo
sabendo que o prejudicado possa ser eu;
Que eu não perca o meu forte abraço, mesmo sabendo que
um dia meus braços estarão fracos;
Que eu não perca a beleza e a alegria de ver, mesmo
sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e
escorrerão por minha alma;
Que eu não perca o amor por minha família, mesmo
sabendo que ela muitas vezes me exigirá esforços
incríveis para manter sua harmonia;
Que eu não perca a vontade de doar este enorme amor
que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas
vezes ele será subestimado e até rejeitado;
Que eu não perca a vontade de ser grande, mesmo
sabendo que o mundo é pequeno.
E, acima de tudo... que eu jamais me esqueça de que
Deus me ama infinitamente, de que um pequeno grão de
alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar
e transformar qualquer coisa, pois a VIDA É CONSTRUÍDA
NOS SONHOS E CONCRETIZADA NO AMOR!"
Francisco Cândido Xavier
eu sabendo que as rosas não falam;
Que eu não perca o otimismo, mesmo sabendo que o
futuro que nos espera não é assim tão alegre;
Que eu não perca a vontade de viver, mesmo sabendo que
a vida é, em muitos momentos, dolorosa;
Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos,
mesmo sabendo que com as voltas do mundo, eles acabam
indo embora de nossas vidas;
Que eu não perca a vontade de ajudar as pessoas, mesmo
sabendo que muitas delas são incapazes de ver,
reconhecer e retribuir esta ajuda;
Que eu não perca o equilíbrio, mesmo sabendo que
inúmeras forças querem que eu caia;
Que eu não perca a vontade de amar, mesmo sabendo que
a pessoa que eu mais amo pode não sentir o mesmo
sentimento por mim;
Que eu não perca a luz e o brilho no olhar, mesmo
sabendo que muitas coisas que verei no mundo
escurecerão meus olhos;
Que eu não perca a garra, mesmo sabendo que a derrota
e a perda são dois adversários extremamente poderosos;
Que eu não perca a razão, mesmo sabendo que as
tentações da vida são inúmeras e deliciosas;
Que eu não perca o sentimento de justiça, mesmo
sabendo que o prejudicado possa ser eu;
Que eu não perca o meu forte abraço, mesmo sabendo que
um dia meus braços estarão fracos;
Que eu não perca a beleza e a alegria de ver, mesmo
sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e
escorrerão por minha alma;
Que eu não perca o amor por minha família, mesmo
sabendo que ela muitas vezes me exigirá esforços
incríveis para manter sua harmonia;
Que eu não perca a vontade de doar este enorme amor
que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas
vezes ele será subestimado e até rejeitado;
Que eu não perca a vontade de ser grande, mesmo
sabendo que o mundo é pequeno.
E, acima de tudo... que eu jamais me esqueça de que
Deus me ama infinitamente, de que um pequeno grão de
alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar
e transformar qualquer coisa, pois a VIDA É CONSTRUÍDA
NOS SONHOS E CONCRETIZADA NO AMOR!"
Francisco Cândido Xavier
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Páródia para os professores
Ai, se eu te pego (Paródia)
Nossa, nossa
Assim você estuda
Ai, se eu te pego
Ai, ai, se eu te pego
Delícia, delícia
Assim você aprende
Ai, se eu te pego
Ai, ai, se eu te pego
Segunda na escola
Os alunos começaram a chegar
E passaram os professores mais lindos
E já começaram a gritar
Refrão
Segunda na escola
Os alunos começaram a chegar
E passaram os professores mais lindos
E já começaram a gritar
Refrão
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Melhor do que competir é cooperar
Não precisamos nos envergonhar do que não sabemos, não necessitamos de nos menosprezar por ainda não termos determinados dotes de cultura, de virtudes morais, ou mesmo, patrimônios materiais, devemos sim, procurar nosso adiantamento como espíritos imortais.
Como estabelecer um clima de comparações se somos tão desiguais?
É uma pena que muitos ainda queiram instituir uma atmosfera de competição com o próximo.
É uma pena que muitos se aproveitam das habilidades conquistadas para constranger o semelhante, para desqualificá-lo.
Competição salutar é aquela que empreendemos com nós mesmos, lutando por vencer nossas limitações, buscando o conhecimento que nos livra das trevas da ignorância, correndo para adquirir valores morais imperecíveis, esforçando-nos para sermos melhor hoje do que fomos ontem e amanhã do que somos hoje.
De que me adianta ser bem sucedido se não utilizo meus recursos para impulsionar meus companheiros de caminhada a buscar a evolução?
Quem sabe mais está aqui para ensinar quem sabe menos a trilhar um caminho seguro, deve ser o companheiro que ilumina e não o adversário que constrange e humilha.
É de suma importância que alimentemos na família, no ambiente profissional, no recinto religioso, na comunidade onde vivemos, a chama da cooperação que anima sempre uma convivência fraterna.
Melhor do que competir é cooperar e aproveitar as benesses do contato com nossos irmãos de caminhada!!!
(Fragmento do Artigo de Wellington Balbo)
Como estabelecer um clima de comparações se somos tão desiguais?
É uma pena que muitos ainda queiram instituir uma atmosfera de competição com o próximo.
É uma pena que muitos se aproveitam das habilidades conquistadas para constranger o semelhante, para desqualificá-lo.
Competição salutar é aquela que empreendemos com nós mesmos, lutando por vencer nossas limitações, buscando o conhecimento que nos livra das trevas da ignorância, correndo para adquirir valores morais imperecíveis, esforçando-nos para sermos melhor hoje do que fomos ontem e amanhã do que somos hoje.
De que me adianta ser bem sucedido se não utilizo meus recursos para impulsionar meus companheiros de caminhada a buscar a evolução?
Quem sabe mais está aqui para ensinar quem sabe menos a trilhar um caminho seguro, deve ser o companheiro que ilumina e não o adversário que constrange e humilha.
É de suma importância que alimentemos na família, no ambiente profissional, no recinto religioso, na comunidade onde vivemos, a chama da cooperação que anima sempre uma convivência fraterna.
Melhor do que competir é cooperar e aproveitar as benesses do contato com nossos irmãos de caminhada!!!
(Fragmento do Artigo de Wellington Balbo)
sábado, 14 de janeiro de 2012
Sobre a Educação...
"Eduque a criança no caminho do amor que condiz.
E terás uma sociedade mais humana, mais feliz."
"A educação não pode ser delegada à escola.
Aluno é transitório.
Filho é para sempre." (Içami Tiba)
Assinar:
Postagens (Atom)

